Projeto de Ref. e Rec. Estrut. da Ponte Internacional Barão de Mauá
Rótula da III Perimetral com a Av. Protásio Alves
Projeto, supervisão e fiscalização das pontes da Barragem Maia Filho
Pátio de Containers – Brakarne
Restauração e Reforço da Ponte do Fandango
Obra:
- Projeto de Ref. e Rec. Estrut. da Ponte Internacional Barão de Mauá
Município de Jaguarão/RS
Projeto:
- Contratante: DNIT
Ano do projeto: 2010 a 2013
Este é um projeto muito longo executado em consórcio com a Patrimonium Arquitetura e Restauro Ltda.
A Ponte Internacional Barão de Mauá é a ligação rodoviária e ferroviária entre as cidades de Jaguarão (BR) e Rio Branco (URU) e foi construída em 1930. Possui 330 metros de extensão sobre o Rio Jaguarão e acessos estruturados de 200 metros na margem brasileira e dois viadutos, um com 154 metros e outro com 1.534 metros, do lado uruguaio.
O projeto incluiu a recuperação estrutural da ponte, do acesso brasileiro de parte do acesso uruguaio, dos prédios fiscais dos dois países, da estação de passageiros na margem brasileira e sua estrutura viradora de locomotivas. Sendo a ponte um monumento tombado binacionalmente, o projeto foi tratado como restauração de patrimônio histórico e teve fiscalização conjunta do DNIT e do IPHAN pelo lado brasileiro e do Ministério da Cultura e da DNV pelo lado uruguaio.