Plano Diretor de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Porto Alegre/RSRegião Metropolitana de Porto Alegre/RS
Plano Diretor de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Porto Alegre
Contratante: Secretaria Estadual do Planejamento – Pró-Guaíba
Ano do projeto: 1997 a 1998.
Foi um estudo de diagnóstico, prognóstico e proposição de medidas para a melhoria da gestão e processos relacionados com os resíduos sólidos municipais, industriais e de outras origens para os então 25 municípios que integravam a RMPA.
Foram elaborados planos estratégicos para os municípios e para o conjunto da região, estabelecendo ações para a disposição compartilhada, aproveitamento de energia, entre outras questões de ordem operacional e institucional da limpeza pública.
Elaborado pela Azambuja Engenharia e Geotecnia em consórcio com a Proesp, o trabalho até hoje ainda é utilizado para licenciamento de atividades de limpeza pública e destinação de resíduos.
A partir desse trabalho, a Azambuja Engenharia especializou-se na engenharia de resíduos e elaborou os planos executivos de limpeza pública para os municípios de Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo, além de elaborar projetos de recuperação e ampliação de aterros sanitários de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Rio Grande, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, entre outros.